Toma posse nova diretoria da Associação Portuguesa JF

No domingo, 24 de março de 2024, tomou posse a nova diretoria da Associação Portuguesa de Juiz de Fora, eleita para o período de 2024 a 2027. Nesta cerimônia marcante, também foram empossados os novos conselheiros do clube, que celebra 133 anos de existência, consolidando-se como uma das mais antigas associações fora de Portugal e a mais antiga do Brasil. A nova diretoria eleita é composta por seguintes sócios: presidente Antônio Fernando Fernandes Leite; vice-presidente, Luiz Antônio Duarte; 1º tesoureiro, Hamilton Larcher de Almeida; 2º tesoureiro, Osmar Lopes; 1º secretário, Ricardo Prata; e 2º secretário, Léo Veloso.

Durante o evento, o ex-presidente, Hamilton Larcher, fez um emocionante relato sobre os dois últimos mandatos em que esteve à frente da presidência. Ele destacou as significativas obras de melhorias realizadas no clube, e os novos investimentos com parcerias estabelecidas e a implantação da sede do Consulado Honorário de Portugal com o apoio do Consul Honorário de Portugal, Dr. Álvaro Fernandes e que demonstraram o seu compromisso com a evolução e a sustentabilidade da Associação.

Ao passar a presidência para o senhor Antônio Fernando Fernandes Leite, que assume o cargo pela terceira vez, Hamilton Larcher ressaltou os anos dedicados ao clube, sempre com o foco no bem-estar dos sócios e na preservação e promoção da cultura portuguesa. Sob sua liderança, foram realizados esforços contínuos para melhorar a infraestrutura do clube e fortalecer sua posição como um ponto de encontro para a comunidade portuguesa e admiradores da sua cultura e gastronomia.

O novo presidente, Antônio Fernando, também com anos dedicados ao clube, agradeceu a Hamilton pelo excelente trabalho realizado e expressou seu desejo de continuar essa trajetória de sucesso. Antônio Fernando enfatizou a importância de evoluir sempre, atendendo aos interesses dos sócios e mantendo o clube como uma referência no Brasil para a cultura e tradições portuguesas. Para isso, destacou a essencial participação dos conselheiros e dos sócios em geral.

Associação ganha representatividade em organizações públicas e privadas

Outro ponto de destaque na cerimônia foi o reconhecimento da importância e influência da Associação Portuguesa de Juiz de Fora no cenário local e nacional. A associação mantém parcerias estratégicas com o Consulado de Portugal em Belo Horizonte, em projetos culturais e de melhorias para o clube, e abriga o Consulado Honorário de Portugal em Juiz de Fora. Sua tradicional Festa Portuguesa é um evento oficial no calendário do município, atraindo a atenção de toda a comunidade.

A Associação Portuguesa também foi recentemente convidada pelo cônsul Geral de Portugal, em Belo Horizonte, Doutor Eurico Matos para fazer parte do Conselho Consultivo, área consular de Minas Gerais.

Nova diretoria da Associação Portuguesa de Juiz de Fora – 2024/2027

Nos últimos anos, a associação realizou várias obras de grande impacto, como a reforma do pátio aquático, a construção de novas quadras de areia e de tênis, uma completa reforma do salão social, além da construção de novas instalações administrativas. Foi também implantada a biblioteca e museu Luiz de Camões, enriquecendo o clube com cultura e história.

Encerrando sua gestão com chave de ouro, o ex-presidente Hamilton Larcher assume agora o cargo de tesoureiro na nova diretoria, prometendo continuar sua dedicação ao clube também nesta nova função.