Associação Portuguesa de JF é homenageada com a Comenda Bernardo Mascarenhas

Reconhecimento da contribuição histórica da associação para a comunidade local

A Associação Portuguesa de Juiz de Fora recebe nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a mais alta honrarias da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Regiaão (ADJFr). O comitê de parceiros da Agência, em uma reunião interna recente, aprovou por unanimidade a indicação da Associação Portuguesa de Juiz de Fora para ser agraciada com a Comenda Bernardo Mascarenhas, em reconhecimento às suas contribuições efetivas para o desenvolvimento de nossa cidade e região.

Fundada em 1891 sob o nome “Sociedade Auxiliadora Portuguesa de Juiz de Fora”, a Associação Portuguesa de Juiz de Fora tem desempenhado um papel fundamental na preservação da cultura e herança portuguesa na região. Seus fundadores, um grupo de senhores portugueses visionários, estabeleceram as bases para uma instituição que ao longo dos anos evoluiu e se tornou uma parte vital da vida da cidade.

Ao longo de sua história, a Associação Portuguesa de Juiz de Fora tem se destacado em diversas áreas, desde a integração com a comunidade local até a promoção da cultura luso-brasileira. Sua sede, localizada na Avenida Prefeito Mello Reis, bairro Aeroporto, tem sido um centro de atividades esportivas, sociais e culturais, proporcionando um espaço para que a comunidade se reúna e celebre suas raízes.

Um dos momentos mais marcantes foi a organização das Festas Portuguesas em agosto de 2022 e outubro de 2023, que contaram com o apoio do Consulado de Portugal e receberam o reconhecimento da Prefeitura de Juiz de Fora ao serem incluídas no calendário oficial de eventos municipais.

Além disso, a Associação Portuguesa de Juiz de Fora inaugurou recentemente o Museu e Biblioteca Luís de Camões durante a segunda Festa Portuguesa. Esse acervo é um verdadeiro tesouro de informações e artefatos que ilustram a rica herança cultural e literária de Portugal.

O reconhecimento da Comenda Bernardo Mascarenhas é um tributo à dedicação contínua da Associação Portuguesa de Juiz de Fora em servir como um farol de unidade, preservação cultural e envolvimento comunitário. Este é um momento significativo na história da associação, que continuará a brilhar como um exemplo inspirador para as gerações futuras.

A cerimônia de entrega da Comenda está marcada para o dia 23 de novembro, às 19h30, na Faculdade Suprema.