Celebrando a Cultura e a Tradição: O Sucesso da II Festa Portuguesa

Salão Lisboa da Associação Portruguesa JF lotado nos 3 dias da segunda edição da Festa Portuguesa
Salão Lisboa da Associação Portruguesa JF lotado nos 3 dias da II Festa Portuguesa

Honrando o Passado e Construindo o Futuro: Inauguração do Museu e Biblioteca Luiz de Camões

No último final de semana, a Associação Portuguesa de Juiz de Fora se transformou em um pedacinho de Portugal, e a comunidade juiz-forana abraçou essa celebração com entusiasmo e paixão. A II Festa Portuguesa, que ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de outubro, foi um evento que ficará marcado na memória de todos que participaram.

Uma Comunidade Unida

A presença massiva da comunidade portuguesa foi um dos pontos altos da festa. Poder contar com a energia e a alegria dos descendentes lusitanos trouxe um verdadeiro pedaço de Portugal para Juiz de Fora. O intercâmbio cultural e a troca de experiências enriqueceram a festa de maneira única.

Autoridades Marcando Presença

A II Festa Portuguesa também contou com a ilustre presença de autoridades, destacando-se o Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico Matos, e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Sua participação reforçou o compromisso com a promoção da cultura lusitana na cidade e fortaleceu os laços entre as comunidades.

O cônsul Honorário, Alvaro Fernandes, cônsul De Minas, Eurico Maos, presidente da Portuguesa, Hamilton Larcher, prefeita Margarida Salomão, presidente da Câmara de JF, Zé Marcio Garotinho, vereador Dr. Antonio Aguiar, secretário de Turismo, Marcelo do Carmo e diretora da Funalfa, Geane Sales na abertura oficial do evento.

Espetáculos Inesquecíveis

Os espetáculos folclóricos que encheram nossos corações de orgulho e emoção merecem destaque especial. Os grupos folclóricos apresentaram danças e músicas tradicionais de Portugal de forma impecável, transportando-nos para a atmosfera vibrante das festas lusitanas.

A fadista Dulce encantou a todos com sua voz única e a melancolia característica do fado, emocionando o público presente. E os shows das bandas Basf e Medida Provisória trouxeram alegria e animação, fazendo com que todos dançassem e celebrassem juntos.

Grupo Folclórico: resgaste das tradições portuguesas na música e na dança

Chave de Ouro com Beatles Forever

E, para fechar a II Festa Portuguesa com chave de ouro, a banda Beatles Forever presenteou o público com um espetáculo inesquecível, relembrando os grandes sucessos dos Beatles. Foi uma noite de magia musical que deixou todos com um sorriso nos lábios e uma canção no coração.

Dedicação e Parcerias

Nada disso teria sido possível sem o incansável empenho da diretoria da Associação Portuguesa, sob a liderança do presidente Hamilton Almeida. Seu comprometimento e visão foram fundamentais para tornar essa festa um sucesso retumbante.

Também gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros, que contribuíram com as deliciosas comidas típicas e gostosuras que encantaram os visitantes. Cada mordida era uma viagem gastronômica a Portugal.

Momentos de Alegria e Emoção

Durante toda a II Festa Portuguesa, pudemos testemunhar momentos de pura alegria e emoção. A conexão entre as pessoas, o orgulho de celebrar a cultura e a herança portuguesa e a felicidade compartilhada em cada dança, canção e prato de comida foram verdadeiramente inspiradores.

Inauguração do Museu e Biblioteca Luiz de Camões

Este ano, tivemos o privilégio de inaugurar o Museu e Biblioteca Luiz de Camões, um espaço dedicado à preservação da cultura e história lusitana. Uma homenagem ao grande poeta português, esse novo espaço será um local de aprendizado e inspiração para as futuras gerações.

inaguaração do museu Luiz de Camões na II Festa Portuguesa
Presidente da Camara JF, Zé Márcio Garotinho, cônsul Eurico Matos, prefeita Margarida Salomão e o presidente da Associação, Hamilton Larcher na inauguração do museu e biblioteca

Próxima Edição

E agora, convidamos a todos para já marcarem em seus calendários a próxima edição da Festa Portuguesa. É com grande entusiasmo que estamos planejando trazer ainda mais cultura, diversão e momentos especiais para todos vocês. Aguardem ansiosos por essa celebração única!

Agradecemos a cada um de vocês que fez parte da II Festa Portuguesa, tornando-a um evento memorável. Até a próxima!