Associação Portuguesa de Juiz de Fora recebe Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas para assinatura de convênios

assinautra de convenico na associação portuguesa
Cônsul Honorário de JF, Dr. Álvardo Fernandes ( de pé), Cônsul de Portugal em BH, Eurico Matos, Secretário das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e presidente da Associação Portuguesa, Antônio Fernando Fernandes Leite

A Associação Portuguesa de Juiz de Fora, a mais antiga do gênero fora de Portugal, acolheu o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal, e o Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Dr. Eurico Matos. A visita ocorreu na Biblioteca Luiz de Camões e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da associação, Antônio Fernando Fernandes Leite, o ex-presidente e atual tesoureiro, Hamilton Larcher de Almeida, e o Cônsul Honorário de Portugal em Juiz de Fora, Dr. Álvaro Fernandes, além de outros membros da diretoria e convidados.

O encontro foi marcado pela assinatura de convênios que destinam recursos para melhorias no clube, incluindo a manutenção da Biblioteca Luiz de Camões, que guarda valiosos exemplares históricos da comunidade portuguesa na região. Esses recursos também apoiarão a realização da Festa Portuguesa, que chega à sua terceira edição e acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto. A festa já é parte do calendário oficial de eventos do município de Juiz de Fora, celebrando a rica cultura portuguesa na cidade.

Durante o evento, tanto José Cesário quanto Eurico Matos enfatizaram a importância de preservar e fortalecer os laços culturais entre Portugal e a comunidade portuguesa em Juiz de Fora. Cesário destacou a contínua dedicação à promoção da cultura portuguesa no exterior e a necessidade de envolver mais jovens nas atividades da associação para assegurar a perpetuação das tradições. Por sua vez, Matos destacou a eficácia da colaboração entre o consulado e a associação, que tem trazido resultados positivos para a comunidade portuguesa e seus descendentes.

Após os discursos, os presentes tiveram a oportunidade de visitar as instalações da associação e, em seguida, foi servido um almoço na Cantina Verde Gaio. O evento reforçou o papel vital da Associação Portuguesa de Juiz de Fora na manutenção da herança cultural portuguesa e no fortalecimento das relações bilaterais entre Portugal e Brasil.

Veja galeria de fotos do evento