Associação Portuguesa de JF recupera tesouro literário e histórico

acervo catalogada pela associação portuguresa.

Instituição passa a contar com espaço cultural que reúne biblioteca e museu

Nos últimos meses, o casal Carla Machado e Fernando dos Santos, sócios da Associação Portuguesa de Juiz de Fora, mergulhou em um projeto de recuperação do acervo da Biblioteca e Museu da instituição. O trabalho minucioso de catalogação, que será oficialmente apresentado durante a II Festa Portuguesa, contou com o apoio do Consulado Português e revelou um verdadeiro tesouro literário e histórico.

A ideia da recuperação do acervo surgiu porque Carla Machado é da área de Letras e Fernando um apaixonado pela história. “O Hamilton (presidente da Associação) nos pediu uma ajuda, pois o acervo estava guardado e muitos livros estavam se perdendo”, lembra Carla. Até o momento, 553 títulos foram cadastrados e já ocupam um novo espaço, construído especialmente para abrigar a Biblioteca e Museu da Associação Portuguesa JF.

Uma história de cultura e comunidade

A Associação Portuguesa de Juiz de Fora, fundada em 1891, é a associação portuguesa mais antiga fora de Portugal. Desde o seu início, desempenhou um papel fundamental na comunidade, não apenas auxiliando os imigrantes portugueses em situações difíceis, mas também promovendo o crescimento cultural, educacional e social.

O acervo da Associação, que inclui livros, revistas e jornais, testemunha essa rica história. Durante muito tempo, devido às atividades esportivas predominantes, esses tesouros literários permaneceram relativamente desconhecidos e em condições precárias. No entanto, a memória e a história resistem ao tempo, e é  o casal Carla e Fernando que está redescobrindo esse acervo valioso.

Recuperando um tesouro literário

O trabalho de catalogação começou há três meses. Até o momento, 553 títulos foram cadastrados em uma planilha, com informações como título, autor, tema, ano, origem e edição. Entre esses títulos, encontram-se clássicos da literatura portuguesa, obras sobre a História de Portugal, política, literatura universal e brasileira, poesia e muito mais.

Um olhar para o Século XIX

O acervo guarda inúmeras preciosidades, incluindo livros do século XIX, edições esgotadas e até mesmo um livro de fórmulas farmacêuticas do século XIX. Grande parte dos livros tem origem em Portugal, com algumas obras em diferentes idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol e alemão e são fruto de doações feitas para a Associação Portuguesa.

Entre os títulos catalogados, destacam-se:

– Clássicos da literatura portuguesa, incluindo obras de Camillo Castello Branco, Almeida Garret, Luís de Camões, Eça de Queiróz e outros.

– Livros sobre a História de Portugal, incluindo algumas obras esgotadas nas editoras.

– Obras sobre política de Portugal.

– Livros de viagens, poesias e muito mais.

– Um livro de fórmulas farmacêuticas do século XIX.

– Pelo menos duas edições comemorativas de “Os Lusíadas”, de Camões.

– Um livro datado de 1808, possivelmente o mais antigo do acervo.

– Mais de duas centenas de livros do século XIX.

– Traduções de clássicos da literatura universal, incluindo Júlio Verne, Emile Zola e outros.

– Clássicos da literatura brasileira, como obras de José de Alencar.

Colaboração e Apoio da UFJF

A preservação deste acervo é um desafio, dado o estado precário de alguns dos livros. No entanto, o casal Carla e Fernando não está enfrentando essa tarefa sozinho. Durante o processo, eles estabeleceram contato com o pessoal do arquivo central da UFJF, que já enviou um plano de trabalho para recuperar alguns livros, o que demonstra o valor desse acervo não apenas para a Associação Portuguesa, mas também para a comunidade acadêmica e cultural da cidade.

Preservando a História

A Associação Portuguesa de Juiz de Fora, por meio desse projeto, visa transformar esse espaço em uma Biblioteca e Museu Cultural e Educacional, onde a história e a cultura lusitana possam ser apreciadas e preservadas.

nova biblioteca e museu da associação portuguesa de juiz de fora

O trabalho realizado até agora representa não apenas a recuperação de livros, mas a preservação de memórias e tradições que ligam Juiz de Fora a Portugal. Uma lembrança de que a cultura transcende fronteiras e permanece viva nas páginas de livros.

II Festa Portuguesa: Celebrando a Cultura Lusitana

A II Festa Portuguesa, onde será oficialmente apresentado o resultado deste trabalho de recuperação do acervo da Biblioteca e Museu da Associação Portuguesa de Juiz de Fora, acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, na sede da Associação à Avenida Prefeito Mello Reis, 535, Bairro Aeroporto. O objetivo do evento vai além das celebrações festivas; visa resgatar e preservar as tradições portuguesas, incluindo a gastronomia, o folclore e os costumes, como as danças típicas. A II Festa Portuguesa representa um elo entre o passado e o presente, um tributo à herança cultural que continua a enriquecer a cidade de Juiz de Fora.