A Associação Portuguesa de Juiz de Fora é uma das mais antigas entidades entre todas do gênero fora de Portugal. 

Fundada em 1891, a então Sociedade Auxiliadora Portuguesa de JF, hoje Associação Portuguesa, foi criada para apoiar a comunidade portuguesa recém-chegada de Portugal na cidade e região e, posteriormente, aos que para aqui vieram de outras regiões do Brasil. 

Há 133 anos o clube vivencia histórias que se confundem com o próprio desenvolvimento de Juiz de Fora e região, sendo um dos clubes mais tradicionais da cidade.

Hoje, Associação Portuguesa de Juiz de Fora vive uma fase de expansão, com vários obras e novos equipamentos visando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos associados e da comunidade em geral. 

Ao mesmo tempo, mantém o que sempre a norteou: o resgate das tradições portuguesas que sempre diferenciaram o clube.

01

Em 1º de dezembro de 1891 é constituida a Sociedade Auxiliadora Portuguesa de Juiz de Fora, hoje Associação Portuguesa. A sociedade foi fundada por um grupo de senhores portugueses: Joaquim Dias da Silva, Antônio Gomes, Daniel Correia, Joaquim Pinheiro de Machado, Joaquim Gonçalves de Coelho e Joaquim Pinto Correia,  para dar apoio aos portugueses que aqui chegavam. A primeira sede própria foi na Rua São Sebastião, nº 427, (antiga Rua do Comércio, 33). 

02

Posteriormente, veio a sede na Avenida Rio Branco, nº 1899, uma sobreloja com salão no Ed. Excelsior, tradicional e majestoso da época. Hoje  a sede própria está na Avenida Prefeito Mello Reis, 535, bairro Aeroporto. A Associação funciona em instalações próprias desde 1967, sempre com o propósito de dar o apoio aos portugueses e descentes que se instalaram em Juiz de Fora e região.  

03

Com uma ampla área destinada à prática esportiva, lazer e eventos sociais, a Associação Portuguesa de Juiz de Fora passou, em 2021, a sediar  o Consulado Honorário de Portugal, subordinado ao Consulado Geral de Portugal que é sediado em Belo Horizonte – Minas Gerais.

A Associação Portuguesa possui um Conselho Deliberativo formado por 24 membros, elegíveis de três em três anos, quando são renovados os terços deste Conselho alternadamente. Atualmente, o quadro diretivo é formado pelos seguintes sócios:

presidente
Antonio Fernando F. Leite
VICE-PRESIDENTE
Luiz Antônio Duarte
1º tesoureiro
Hamilton L. de Almeida
2ºtesoueiro

Osmar Lopes

1º secretario

Ricardo Prata

2ºSecretário

Leo Veloso