O Consulado Honorário de Portugal em Juiz de Fora e a Associação Portuguesa JF irão manter um stand durante a Festa Portuguesa para o cadastro de portugueses natos e descendentes.
O cônsul honorário, Álvaro Fernandes, explica que a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o consulado honorário na cidade.
“Com isto, poderemos oferecer aqui serviços como a emissão de documentos que, hoje, exigem o deslocamento do interessado ao Consulado em Belo Horizonte.”
Estima-se que vivam em Juiz de Fora e região cerca de 3 mil portugueses e descendentes, o que já justificaria o consulado honorário a prestar os serviços localmente.
Em março, foi feito uma iniciativa pioneira, com a vinda do cônsul de BH à Associação Portuguesa, quando foram atendidas 40 pessoas para emissão de documentação.
“A experiência foi exitosa, com os atendimentos agendados. Queremos, a partir de agora, poder ampliar a frequência dos serviços. Por isto, a importância do cadastro”, completa Fernandes.
Como se cadastrar
Portugueses natos ou descendentes com cidadania já reconhecida precisam apresentar: número do Assento de Nascimento ou do Cartão do Cidadão ou do Passaporte Português.
Já o descendente que não tem esta documentação precisa saber o nome de um ascendente português.
O cadastro ainda inclui nome completo, telefone e e-mail. Uma equipe estará à disposição dos participantes da Festa Portuguesa para atendimento dos interessados.
Leia também:
- Festa Portuguesa conta com parcerias expressivas e Festa traz os melhores pratos da gastronomia portuguesa
Um comentário sobre “Consulado realiza cadastro de portugueses e descendentes na Festa Portuguesa”
Que maravilha!
Viva Portugal!