A Associação Portuguesa vive um novo momento mais do que especial. O clube centenário passou por uma série de obras, fruto do planejamento da diretoria, que permitiram revitalizar e criar novos espaços para os associados e a comunidade em geral. Além da expansão e melhorias do espaço, a Associação Portuguesa trabalha para regastar a cultura portuguesa, através de serviços e eventos voltados aos associados.
Uma dessas iniciativas é a parceria com o Consulado Honorário de Portugal em Juiz de Fora, que permitiu a instalação do consulado na sede da Associação. O consulado atua como um suporte à comunidade portuguesa que vive em Juiz de Fora e região. A repartição consular honorária, além de facilitar a comunicação da comunidade local com o Governo Português, contribui para o desenvolvimento das relações comerciais e sociais, sendo um facilitador dos serviços consulares.
A iniciativa permitiu a vinda do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Oliveira Almeida, pela primeira vez para a emissão de cartão cidadão e passaporte de cidadãos portugeses e descendentes. A permanência consular, como é chamada a emissão de documentos pelo Consulado em outra cidade foi uma iniciativa-teste. A proposta é que periodicamente a Sede do Consulado possa ser trasnferida para a cidade, com a prestação dos principais serviços para a comunidade local. Estima-se que entre 2 mil e 3 mil portugueses natos e descendentes vivam em Juiz de Fora e região.
Parceria realizada em setembro
Para estreitar as relações e ampliar a atuação do Consulado Honorário e da Associação Portuguesa, o cônsul honorário de Juiz de Fora, Álvaro José Fernandes, o presidente da Associação Portuguesa, Hamilton Larcher de Almeida e o vice-presidente, Ricardo Prata Rodrigues, se reuniram, em Belo Horizonte, com autoridades e representantes da comunidade portuguesa em agendas que contaram com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Participaram dos encontros o cônsul geral de Portugal em BH, Rui Almeida, o presidente da Câmara Portuguesa de Minas, Carlos Alberto Lopes, o deputado da Assembleia da República, Paulo Porto, integrante da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do parlamento português, e Marco Antônio Borges, conselheiro das Comunidades Portuguesas e presidente da Associação Portuguesa de BH. Na pauta, o estreitamento das relações e as comemorações dos 130 anos da Portuguesa. A Associação Portuguesa é uma das mais antigas entidades entre todas fora de Portugal.
Interface amplia o atendimento à comunidade
Esta interface do Consulado Honorário com a Associação Portuguesa fortalece as duas instituições e visa buscar um melhor atendimento para a comunidade portuguesa de Juiz de fora e região”, explica o cônsul honorário. Álvaro Fernandes antecipa que uma das primeiras iniciativas do Consulado Honorário será promover um cadastro amplo da comunidade portuguesa regional, visando fortalecer o consulado junto ao governo Português. “Desta forma, com a participação de todos, garantiremos amplos benefícios para a comunidade. São entre 2 mil a 3 mil portugueses e descendentes, e a participação ativa de cada um fortalecerá o Consulado Honorário”, conclui Álvaro.
A instalação da sede do Consulado Honorário na Associação Portuguesa faz parte das iniciativas da atual presidência do clube para dinamizar a associação e promover a sua efetiva participação na vida social e econômica de Juiz de Fora e região. O presidente Hamilton Larcher destaca que, além de uma série de melhorias que estão sendo feitas no clube, com a construção de novos espaços para os sócios, o objetivo da atual gestão é resgatar as tradições que sempre diferenciaram o clube.
Um comentário sobre “Associação é sede do Consulado Honorário de Portugal em JF”
Excelente matéria.