III Festa Portuguesa de JF: sucesso absoluto e celebração da cultura lusitana. Veja fotos

A III Festa Portuguesa de Juiz de Fora foi um verdadeiro sucesso, confirmando mais uma vez o respeito e o apreço da comunidade portuguesa e da sociedade em geral pelos propósitos da Associação Portuguesa de Juiz de Fora. O evento, que reuniu centenas de pessoas, foi uma celebração vibrante da cultura, dos costumes e da gastronomia lusitana, enchendo os corações de todos os presentes com orgulho e saudade da terra natal.

O evento contou com a presença de diversas autoridades ilustres, entre elas a Adjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do Ministério de Negócios Estrangeiros, Carolina Araújo, o vereador Antônio Aguiar, o Cônsul Honorário de Portugal em Juiz de Fora, Álvaro Fernandes, a Prefeita Margarida Salomão, o Deputado da Assembleia da República de Portugal, Flávio Martins, e o Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico Matos. Os anfitriões da festa, Hamilton Larcher, Diretor-Executivo da Associação Portuguesa de Juiz de Fora, e Antônio Fernando, presidente da Associação, receberam todos os presentes com grande hospitalidade, reforçando o compromisso da Associação em manter viva a cultura lusitana na região.

Retorno do Rancho Folclórico Luiz de Camões

Um dos momentos mais emocionantes da festa foi o retorno do Rancho Folclórico Luiz de Camões, que voltou a se apresentar após quatro anos de paralisação devido à pandemia. Fundado em 1991, durante a gestão de Henrique Barreira, o Rancho sempre foi um símbolo da preservação das tradições portuguesas em Juiz de Fora.

O atual presidente da Associação Portuguesa, Antônio Fernando, que foi o primeiro ensaiador do Rancho, expressou sua alegria em ver o grupo novamente em ação. Hoje, o ensaiador é Olímpio Fernandes Leite, filho do presidente, que também é o diretor do grupo. Este ano, o Rancho trouxe uma novidade especial ao convidar outros grupos de dança, como o Italiano, para compartilhar das apresentações, enriquecendo ainda mais a experiência cultural da festa.

Registros do Evento

A Associação Portuguesa de Juiz de Fora agradece a presença de todos que contribuíram para o sucesso desta festa inesquecível, com um agradecimento especial aos patrocinadores que tornaram possível a realização do evento. Foi uma honra receber a todos e partilhar momentos de alegria, cultura e tradição.

Para quem deseja reviver esses momentos ou para aqueles que não puderam comparecer, os registros em vídeo e foto da III Festa Portuguesa estão disponíveis abaixo. Clique e confira.

Muito obrigado a todos e até a próxima celebração!